sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sobre blocks, follows e unfollows






Há tempos estou querendo tocar neste assunto. Mas vou deixando pra depois, pois alguém pode se ofender, ou levar para o lado pessoal. Mas enfim, resolvi que opiniões particulares são direito de todos, e não posso agradar a todos sempre. Nem quero.

O Twitter foi criado tendo como sua ferramenta principal a interação. Você segue pessoas que você acha interessantes, as pessoas que te acham interessante te seguem e então fica aquela coisa gostosa rolando na TL. Trocas de links, impressões, comentários e um, chatzinho gostoso. Atire a primeira pedra quem nunca usou o twitter para aquela conversinha "êmiéssiênística" básica.

Pois bem. Acontece que, com o passar do tempo, a ânsia por followers foi tomando conta de vários usuários. Como uma corrida eleitoral por votos, onde quem tem mais sai ganhando. Onde um segue e o outro é obrigado a seguir.

Mas, peraí! Quando eu uso script para seguir em massa, eu estou assinando o atestado de que quero números. Querer novas amizades exige um certo selecionismo, a menos que você se envolva com qualquer um que aparecer na sua frente. Mas tudo bem, muitos usam scrip e sites de following em massa. Eu jamais liberaria minha senha por aí, mas ok, opção de cada um.

A questão é que o número de followers virou um vício. Virou uma chatice. E pior: agora muito acham que todos são obrigados a seguir de volta. Nós temos, segundo a Bíblia, o "livre-arbítrio", que nos possibilita escolher nossas ações. Mas, se você não acredita em Deus, tudo bem. Temos a constituição que prega a mesma coisa.

Onde está escrito que eu sou obrigada a seguir alguém de volta? Cadê a regra de ouro? NÃO "ECZISTE".

Eu, por exemplo, quando vejo o e-mail de notificação de um follower novo, vou até o perfil dele e, para seguir de volta, observo os seguintes critérios:

- Foto - Ter um avatar é imprescindível. Dificilmente sigo de volta quem não usa a própria foto no avatar. E não sigo crianças. Elas nem deveriam ter conta.

- Conteúdo - Eu sempre digo que não sigo gente feia. Mas a feiúra a que me refiro é a feiúra de espírito, de atitudes. Se vejo a pessoa fazendo SPAM, utilizando palavras grosseiras com outros, não sigo de volta. E perfis onde sites de followers tomam conta da timeline, não têm chance.

Simples. Não me sinto obrigada a seguir de volta pessoas que não irão me acrescentar em nada. Mas calma aí! Eu sigo de volta a grande maioria dos que me seguem. Não sou tão chata.

Mas defendo com unhas e dentes a liberdade de seguir de volta OU NÃO. Sou absolutamente contra anunciar unfollow citando o username de quem não segue de volta.

Você quer seguidores? Interaja, seja interessante. Eles virão naturalmente. Eu sigo várias pessoas que não me seguem de volta. Mas seu conteúdo e bom humor me interessam. Não me importa se me seguem ou não. Assim como, se eu achar que alguém está passando dos limites, dou unfollow sem dilemas de consciência.

Muitas pessoas assistem a estes episódios de anúncio de unfollows e não se incomodam. A tolerância varia de pessoa para pessoa. Não vou dizer que minha tolerância é zero. Mas sim, me incomoda.

Sou a favor de um twitter livre de atitudes de cerceamento da liberdade.


Beijos,

Denny

2 comentários:

Ana e Moacir disse...

Adorei o assunto...concordo com td!!!

Vc está de parabéns!!!

Bjão e bom findi!!!

Anônimo disse...

Muito bom
Concordo principalmente com o lance de interação não entendo porque seguir se não há interesse em interagir
Adorei suas palavras e o blog
Tô seguindo
Lindo final de semana
Beijos