sexta-feira, 30 de julho de 2010

Follow Friday - Você sabe fazer?


Logo após inventarem o Twitter, o pessoal foi bolando maneiras de interagir. Tentaram pôr tags de assuntos por dia, como o #musicmonday entre outras. Mas a que mais pegou foi o #FF, ou seja, Follow Friday. Mas o que é o Follow Friday? Você sabe mesmo participar? Vejamos.

O que é

Follow, em inglês, significa seguir, acompanhar. Friday, é sexta-feira. Então fica fácil. Em todas as sextas feiras todos os usuários do mciroblog (ok, nem todos, mas vamos generalizar tudo por aqui hoje) fazem suas indicações de outros usuários interessantes de se seguir. Esse é, em sua essência o Follow Friday. Usa-se a tag #FF no início ou final da postagem, a fim de clarear as indicações. Essa prática é muito boa, em sua essência. Vamos supôr que você já tenha uma conta no Twitter. Há pessoas que você segue realmente boas. Engraçadas, ou que trazem informações ou assuntos que te interessam. Essas são pessoas que você não deixaria de seguir sem um moitivo muito sério. E há outras pessoas do tipo "não cheira e não fede", que são bacaninhas, interagem e talz, mas que segui-las não faz nenhuma grande diferença na sua vida online. Pois então, no Follow Friday você vai indicar as pessoas do primeiro grupo: aquelas interessantes mesmo, que valem a pena ser seguidas. E os outros usuários verão sua indicação e poderão adicioná-las e também aproveitar o que estes usuários têm de bom.

Você sabe fazer o #FF?

Bom, eis a questão. Já sabemos o que é o Follow Friday, mas aqui é o X da coisa toda: sabemos fazer corretamente o #FF? Há algum tempo atrás, quando víamos um tweet com a tag #FF, sabíamos que o pessoal indicado era gente boa, e adicionávamos todos. Hoje em dia o #FF já não rende muitos follows. E porquê isso?
  1. Indicações por amizade. Algumas pessoas indicam outras por amizade, mesmo que a pessoa não poste nada que preste, ou seja irrelevante em termos gerais.
  2. Retribuição de #FF. Há as pessoas que não fazem a indicação propriamente dita, mas sim, apenas retribuem os #FF que recebeu. Por exemplo, o @Fulaninho me indicou no #FF dele. Ótimo, indico-o de volta. na verdade, aqui não houve indicação alguma, pois o @Fulaninho pode muito bem ser uma mala sem alça, mas a "política da boa vizinhança" fez com que você o indicasse.
  3. Indicações por interesse. Há um tipo de usuário que faz as indicações no #FF apenas por esperar a retribuição e, assim, ganhar mais seguidores. É como um jogo de interesses.
Conclusão

O Follow Friday já rendeu muitos seguidores e já nos proporcionou indicações de pessoas realmente boas, que valiam a pena ser seguidas. Atualmente a tag está meio controversa e rende muito pouco, tanto em termos de seguidores para você, como em pessoas que você considere boas para serem seguidas. Você vê um nome e pensa: "ih, sei lá se é bom mesmo, ou se é só uma indicação por amizade/interesse/retribuição. Não vou seguir ninguém de volta". Seria bacana se todos tivéssemos a liberdade de indicar os realmente bons, sem ter de nos preocupar se quem nos indicou não vai se ofender por não receber a indicação de volta.

Eu, particularmente, indico só quem é realmente bom. Já caí na cilada de retribuir por me sentir mal em relação à outra pessoa. Mas não mais. Não nos custa nada resgatar essa parte interessante do Twitter e aproveitar o que ele tem de melhor, certo?


Beijão.

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Seu post me ajudou muito, pois tenho andado meio trôpego com meu twitter.
Abraços.
Jefhcardoso do
http://jefhcardoso.blogspot.com

Apaixonada por Livros disse...

eh..verdade #FF só pros que merecem..se quiser ajudar as "antinha" como eu agradeço...demorei um bucadinho pra entender o FF...num quer criar um "dicionário" pras leigas(os)..difícil acompanhar tanta sigla...rsrs..@maprios