sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Os fakes e o que há por trás deles


Desde que a internet se popularizou os fakes existem. Inicialmente escondiam-se atrás de comentários maldosos em blogs e sites. Então, começaram a criar e-mails falsos (coisa facílima hoje em dia, já que os provedores gratuitos de e-mail não nos pedem nenhum dado oficial, como CPF ou RG) para enviar mensagens ofensivas a desafetos. Quando os blgos se popularizaram, e criar um ficou fácil até para uma criança de 6 anos, sua frente de ataque mudou: passaram a desferir seus golpes através de posts.

Com o Orkut não foi diferente. Muitas mudanças na privacidade do site de relacionamentos se devem a estas pessoas, os fakes, principalmente os spammers. Ou os hackers que deixavam links em comunidades para furtar dados de usuários, quando isto não era tão comum e muitos caíam (mas convenhamos, ainda caem).

E o Twitter entrou na onda. Na verdade, como uma rede de relacionamentos onde as pessoas criam contas com extrema facilidade, o terreno para os mesmos foi criado juntamente com a rede, como era de se imaginar

Há três tipos predominantes de fakes:

Fakes assumidos - são aqueles perfis como @samara7days @ocriador, entre outros, que foram criados explicitamente fakes (porque não se sabe quem posta dos mesmos) para proporcionar diversão e informação a seus seguidores. São realmente bons de seguir, geralmente não têm papas na língua, e podem chocar a alguns. Mas é uma situação anunciada.

Fakes Spammers - São fakes do tipo que antigamente chamávamos de "Britneys" que promovem spam de material pornográfico, links e sites, enchendo nossa TL de informação inútil e indesejada.

E, por fim, mas não melhores, muito pelo contrário, os mais odiosos:

Fakes ofensivos - São fakes criados por usuários do twitter,com o intuito de provocar desafetos, jogar "merda no ventilador" e dizer/fazer coisas que, de seu perfil original não têm coragem, mas que, por trás de uma fantasia, o fazem com facilidade.

Na minha opinião pessoal, é o pior tipo. São pessoas com claros problemas psiquiátricos e que não aceitam nenhum tipo de desafio por parte de outrem. Então, se utilizam destes meios para ofender, injuriar, amedrontar ou ridicularizar seus desafetos. Nada mais são do que
SOCIOPATAS.

Ok, mas o que é um sociopata? Procurei na net, li e reli os mais diversos artigos, e a melhor definição que encontrei foi a seguinte:

"A sociopatia pode ser definida como: “transtorno da personalidade anti-social” ou “transtorno da personalidade dissocial”.

Os sociopata caracterizam-se pelo seu egocentrismo, desprezo por todo género de leis, regras e obrigações, assim como pelo bem estar alheio.
Não se trata de nenhum tipo de atraso mental, na medida em que os indivíduos sociopatas apresentam um QI normal e até acima da média. Eis algumas característica da Sociopatia e dos traços que definem um sociopata:


Perfil do Sociopata

- Desprovidos de qualquer sentimento de remorso e de valores morais, recorrem da mentira, calúnia, insultos, sedução, intimidação, ameaças e violência, para verem satisfeitas as suas vontades.

- São incapazes de ser fieis, ou leais e muito menos de amar alguém, inclusivamente os filhos, colocando-os muitas vezes em risco.

- Não se compadecem pelo choro alheio. As manifestações emocionais das outras pessoas são-lhe completamente indiferentes. Se for preciso ainda agridem e humilham mais a pessoa que está em sofrimento, para que esta se cale, alegando precisar de silêncio.

- São covardes, porque “atacam” sobretudo aqueles que dificilmente poderão reagir às suas agressões. Tendem a culpar as suas vítimas dos seus actos mais insanos, chamando-lhes loucas, estúpidas e outras ofensas, sublinhando que são merecedoras de todo o sofrimento que lhes incute.

- Revelam uma necessidade doentia de manipular tudo e todos. Os ciúmes doentios são uma constante. Exigem controlo absoluto do dinheiro, horários, etc. Quando perdem o comando das situações, reagem violentamente, com ataques de fúria que se podem traduzir em agressões.

- Nos relacionamentos, (mesmo entre pais e filhos), perdem a calma com facilidade, passando rapidamente da serenidade para a gritaria, com acessos de grande raiva. Dão pontapés e murros nas paredes, mobílias, e, eventualmente nas pessoas que os rodeiam.

- Não sentem qualquer arrependimento dos actos que comentem, mas podem fingir na perfeição uma crise de remorsos, se entenderem que isso lhes pode trazer algum benefício pessoal.

- A incapacidade de cumprir horários e regras sociais, leva-os a optarem pelo trabalho por conta própria, de modo a assumirem sempre o comando das situações.

- Verifica-se uma baixa tolerância à frustração, reagindo às contrariedades como crianças birrentas.

- Os sociopatas são sedutores por excelência. A postura charmosa fá-los parecer afáveis. Este aspecto teatral da personalidade destes indivíduos torna-os de tal modo convincentes que poucos desconfiam do lado perverso e obscuro que os define.

- Socialmente são gentis, calmos, por norma bem vistos pela comunidade… muitos só se apercebem do seu lado perverso, momentos antes de morrerem nas mãos do sociopata."

FONTE: http://www.amar-ela.com/sociopatia."

Infelizmente os fakes estão aí pra ficar. Mas o que podemos fazer? O próprio Twitter, em seu artigo "Protecting your privacy and preventing cuberbullying & cyberharassment", ou, em tradução livre Protegendo sua privacidade e Prevenindo o Cyberbullying & Cyberperseguição, dá suas dicas. Rapidamente, alguns tópicos abordados:

  • Não compartilhe informações pessoais;
  • Proteja seus tweets (pode-se fazer isso indo em settings e "protect my tweets", então só quem você autorizar poderá ler suas postagens);
  • Se você estiver recebendo mensagens ofensivas de um fake, bloqueie o usuário, e reporte como spam (quanto mais pessoas fizerem isso, mais cedo o perfil será tirado do ar pela equipe do twitter);
  • Não contra-ataque o fake (ok, isso é extremamente difícil, mas ao menos evite ao máximo);
  • Você pode encontrar pessoas no Twitter, que você não gosta, ou que dizem coisas que você discorda ou mesmo ofensivas. Por favor, seja cortês, mesmo se os outros não forem.
Realmente, deparar-se com um fake é algo intimidador para alguns, engraçado para outros, e extremamente irritante para a maioria. São pessoas que precisam de ajuda. De ajuda psiquiátrica.

Caso sinta-se intimidado física e violentamente e receba ameaças sérias, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima e entre com uma queixa judicial, pois assim a equipe do Twitter poderá rastrear e encontrar o dono do perfil. Mas, como a maioria dos sites de relacionamentos, eles só o farão por via judicial, até mesmo para não correr o risco de obter dados injustamente.

Sim, é muito difícil manter o sangue frio diante de uma situação destas. Falo por mim, que já passei algumas vezes por isto. Geralmente as pessoas que criam fakes pra briguinha imbecil não são as mais espertas, e deixam IMENSAS pistas de quem são. Ou passam a seguir o perfil de seu fake, ou o fake vira "amiguinho" destas pessoas, elogia-as e põe em um pedestal e coisas obviamente burras e imbecis. Óbvio que não é regra. Mas quase sempre é fato. Eu digo que já me estressei algumas vezes com coisas do tipo. Mas ultimamente tenho tido uma idéia diferente do caso:

Se você é lembrado, é porque é importante o suficiente para que alguém não te esqueça.



Um abraço e fiquem ligados.


Denny

2 comentários:

vintagepri disse...

Olá querida, passando pra te desejar um doce fim de semana!
;*

bjs e Au Revoir!

Rita Araujo disse...

Muito bommmm seu texto, como sempre!!!

Bom, eu ignoro total esses fakes, ñ dou mesmo ibope pra auto afirmação alheia!

Bjux.