domingo, 11 de julho de 2010

Saúde! Saúde?


Olá pessoas.

Que a Saúde Pública no Brasil é uma MERDA, disso não temos dúvidas. Que os planos de saúde não diferem tanto, também sabemos. Mas vamos ao caso.

Hoje passei por uma boa graças à nossa saúde pública. Meu marido, sogro e mais um tio do marido foram até a imobiliária da família pintar uma das salas. Muito bem. Ao meio-dia fui lá, fizemos o churrasquinho básico de todo o domingo. Comemos, meu sogro saiu da mesa e foi tomar uma fresca. De repente ele volta para dentro da casa com os olhos arregalados, a fala enrolada e amortecimento do lado direito do corpo. Colocamos ele sentado para tomar ar, ele começou a empalidecer e eu corri ligar para o SAMU. Liguei, atenderam rapidamente, passei os dados, endereço, sintomas e então eles me transferiram para o médico que liberaria a ambulância. E aí começou aquela musiquinha enjoada, de caixinha de música dos anos 20. Fiquei nessa nada mais, nada menos que 20 minutos, esperando que uma viva alma do outro lado tivesse a capacidade de me atender.

Então, como boa DENISE que sou, filha da dona Gil que nessa horas vira bicho, olhei pro meu marido e disse: cuida dele aí, eu vou lá no hospital. Era perto, coisa de 3 quadras. E com o celular no ouvido. Na recepção perguntaram o que eu queria e eu disse que queria falar com o responsável por liberar as ambulâncias do SAMU, e me perguntaram o porque. Então, lá foi:

"NADA NÃO. É QUE MEU SOGRO ESTÁ PASSANDO MAL, COM SINTOMAS DE UMA CRISE HIPERTENSIVA QUE PODE GERAR UM AVC, LIGUEI PRO SAMU, QUE ME TRANSFERIU PARA O RESPONSÁVEL PELA LIBERAÇÃO DAS AMBULÂNCIAS E ESTOU HÁ QUASE 30 MINUTOS OUVINDO ISTO (enfia o celular nos ouvidos dos dois atendentes para ouvirem a musiquinha). QUERO UMA AMBULÂNCIA JÁ!"

Eles me olharam assustados. Eu não gritei, não fui grossa, mas falei MUITO sério. O rapaz ligou pro tal responsável explicou tudo e disse que uma ambulância havia acabado de sair e que deveria ser o atendimento para meu sogro. Então, voltei, mas deixei me recado:

"VOU LÁ, MAS SE NÃO FOR O ATENDIMENTO DELE, EU VOLTO. E SE ACONTECER ALGUMA COISA COM ELE, PROCESSO ISSO AQUI.!

Fui pra imobiliária, mas nada da ambulância. Liguei novamente pro SAMU, informei a situação e pedi que eles tomassem alguma providência mais efetiva, porque a essa altura já se haviam passado quase 40 minutos e, apesar de ele estar melhor, o caso havia sido sério. Me passaram para Porto Alegre e aí sim, em 5 minutos, a ambulância do SAMU chegou.

Obviamente, fizeram os exames básicos, sinais vitais, pressão arterial (que sim, estava alta), glicose e outros. Mas eletrocardiograma, tomografia, nem em sonho né.

Bom, ele está em casa, mas ainda não está lá muito bem. Estamos de olho. Mas isso me deixa engasgada. E se fosse um AVC? Ou qualquer outra coisa? Esperamos 45 minutos até ele ser atendido (e isso pq ngm além dele sabia dirigir e era uma área comercial, nem havia a quem pedir). Uma vergonha isso, sem comentários.

Mas a lição que fica é: podemos relevar muitas coisas nessa vida. Mas há momentos em que temos que partir pra cima e virar bicho.


Bjs

Um comentário:

bruno_priori disse...

só algumas poucos palavras q resumem tudo...

Isto é uma VERGONHA