terça-feira, 6 de julho de 2010

O cyberbullying

Hey!

O assunto de hoje anda bombando aqui e ali. O North, do Desnorteando, falou AQUI sobre o lado bom do bullying. Quem quiser conferir, vale a leitura.

Vamos rapidamente aos conceitos básicos (mania de profe).

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.


O Cyberbullying nada mais é que o bullying praticado através da internet, celulares e outros meios tecnológicos. Cada dia mais esse tipo de prática é disseminada via internet. A internet ainda é considerada por muitos como "terra de ninguém", onde tudo se pode fazer, sem as devidas (e merecidas) consequências.

Tudo começa geralmente como em um pátio escolar. O fulaninho fala algo que o ciclaninho não gosta. Logo o que não gostou, consegue alguns adeptos que, deliberadamente, passam a perseguir, fazer brincadeiras de mau gosto e vexantes com a vítima da discórdia. Assim tem acontecido nas redes sociais. As pessoas gritam aos quatro cantos da terra a respeito da liberdade de expressão, mas muitas vezes uma simples opinião contrária gera muita dor de cabeça. Muitos usam a palavra SINCERIDADE como sinônimo de FALTA DE EDUCAÇÃO. E ganham muitos adeptos. Alguns, porque curtem um barraco mesmo. Outros porque querem ter essa "liberdade" de poder dizer o que se quer, sem necessitar dar satisfações a ninguém. Ofensas chovem cá e lá, palavras de baixo calão e desrespeito total a alguém. Isso caracteriza o bullying.

Mas calma. Se você se sente vítima de bullying, se há algum "grupinho" pegando no seu pé, saiba que não, a internet não é mais terra de ninguém há muito tempo. Abaixo seguem alguns conselhos para você que já não aguenta mais ser difamado ou xingado por quem quer que seja:

- Primeiramente, ignore. Quando se perde tempo respondendo esse tipo de gente, você desce ao mesmo nível da pessoa. E poderá sair mais ferido. Portanto ignore.

- Caso a pessoa ou grupo continue, use duas coisas que, combinadas, trazem resultados ótimos: um editor de imagens (pode ser o paint mesmo) e o botão Print Screen do seu computador. A cada ofensa, print a tela do computador e salve a imagem. Não faça alterações, apenas salve e guarde em uma pasta separada.

- Também há a possibilidade de você receber e-mails com ofensas, ameaças ou outros, salve-os em uma pasta separada. Não responda com ofensas, lembre-se: não baixe o nível jamais.

E para quê serve isso tudo? Simples. Os prints constituem prova visual da ofensa. Se você não alterá-las será fácil comprovar a veracidade das mesmas. Os e-mails são melhores ainda: cada vez que você envia um e-mail para alguém, você envia juntamente o IP do seu computador. O IP é como o endereço específico do SEU computador. Logo, com o e-mail do agressor, o IP deste virá junto. Mais uma prova.

Há casos em que as pessoas temem terem fotos suas, fotomontagens ou históricos de e-mail ou MSN espalhadas pela internet. Se o agressor publicar algum conteúdo pessoal seu, por mais que você mesmo tenha enviado a ele, ele está cometendo crime de CALÚNIA E DIFAMAÇÃO, previsto no código penal. Na internet então, o problema dele será ainda maior, uma vez que, postado algo na rede, perde-se o controle e a coisa pode se espalhar de tal forma que o prejuízo do agredido seja muito maior mas, consequentemente, o tamanho do problema do agressor será proporcionalmente maior.

Se a parte do ignorar não funcionar, dê um aviso. E se o aviso não for respeitado, você poderá entrar com um processo, tranquilamente. Se o caso for no Twitter, Orkut, Facebook, YouTube, ou outra rede social que atinge a tantos, a certeza da vitória é ainda maior. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao conteúdo ofensivo, maior será seu prejuízo e, consequentemente, do agressor.

Bom, eis aqui alguns links extremamente úteis, se é o seu caso, vale a pena ler tim-tim por tim-tim.

- Código Penal, Capítulo V - Dos crimes contra a honra -
http://www.igutenberg.org/cpenal.html

- Você foi vítima de cyberbullying? Saiba como se defender -
http://elcabron.sjdr.com.br/internet/voce-foi-vitima-de-cyberbullying-saiba-como-se-defender/

- Ciberespaço, cibercultura e cyberbullying -
http://www.bullyingcyberbullying.com.br/cyberbullying_1.html

- Delegacias Virtuais -
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090918062547AAoVxta

- Delegacia Virtual do Rio de Janeiro -
https://dedic.pcivil.rj.gov.br/principal.aspx

Agora, bem informado, você vai permitir que isso continue? E você que não é vítima de bullying, mas o vê acontecendo não cruze os braços. Faça sua parte.


Abaixo os cyber bullies, abaixo os agressores, A INTERNET NÃO É MAIS TERRA DE NINGUÉM.


Beijinhos carinhosos.


FUIZ...

3 comentários:

Emmanuella Conte disse...

Muito bom saber que essa nhaca é crime, eu cansei de chorar com merda dessa. Quando eu participava ativamente de um fórum internacional na internet, tinha um guri (digo guri pq não sei a idade dele e nem de que país ele era) que pegava pesado com todo mundo. Mas não era como a gente vê no orkut, de gente retardada q a gente dá risda. Ele era cruel mesmo. Começou a me atacar pq eu defendia um amigo português meu de lá que era sempre atacado. Me chamava de "prostituta barata brasileira" sempre que achava que devia. Cansei de reclamar com a moderação e administração do site, mas eles me ignoravam e até uma "amiga" q era moderadora do nada passou a defendê-lo. Enfim, não voltei mais né. Que jeito?

Bjos Dê ♥

Northon disse...

Perfeito, Denny!

Apesar de eu ter escrito aquele post meio que "defendendo" o bullying, mas foi na patifaria,né? rsrsrsr
Mas realmente, essa prática é imbecil, ofensiva e pode causar muito prejuízo na vida de quem sofre isso.

Bjocão, Denny.
Post fantástico, parabéns!

Unknown disse...

é verdade flor!!! não devemos temer e sim correr atrás dos nossos direitos!!!

obrigada pelo seu carinho e sua mensagem no blog!

bj

^.^