sábado, 18 de setembro de 2010

O causo das escrituras...


Este texto anônimo, foi encontrado escrito a ponta de faca no balcão de um bolicho, hoje Tapera-RS, no Passo do Elesbão, 'Quinto Distrito de Cacequi':

Pois não sei se já les contei o causo das Escrituras Sagradas. Se não les contei, les conto agora. A história essa é meio comprida, mas vale a pena contá por causa dos revertério. De Adão e Eva acho que não é perciso contá os causo, porque todo mundo sabe que os dois foram corrido do Paraíso por tomá banho pelado numa sanga. Naqueles tempo, esse mundaréu todo era um pasto só sem dono, onde não tinha nem dele nem meu.

O primeiro índio a botá cerca de arame foi um tal de Abel. Mas nem chegou a estendê o primeiro fio porque levou um pontaço no peito do irmão dele, um tal de Caim, que tava meio desconforme com a divisão. O Caim, entonces, ameaçado de processo feio, se bandeou pro Uruguay. Deixou o filho dele, um tal de Noé, tomando conta da estância.

A estância essa ficava nas barranca de uma corredera e o Noé, uns ano despoids, pegou uma enchente muito feia pela frente. Cosa munto séria. Caiu água uma barbaridade. Caiu tanta água que tinha até índio pescando jundiá em cima de cerro. O Noé entonces botou as criação em cima de uma balsa e se largou nas correnteza, o índio velho. A enchente era tão braba que quando o Noé se deu conta a balsa tava atolado num banhado chamado Dilúvio.

Foi aí que um tal de Moisés varou aquela água toda com vinte junta de boi e tirou a balsa do atoleiro. Bueno, aí com aquele desporpósito, as família ficaram amiga.

A filha mais velha do Noé se casou-se com o filho mais novo do Moisés e os dois foram morá numa estância muito linda, chamada estância da Babilônica.

Bueno, tavam as família ali, tomando mate no galpão, quando se chegou um correntino chamado Golias, com mais uns trinta castelhano do lado dele. Abriram a cordeona e quiseram obrigá as prenda a dança uma milonga. Foi quando os velho, que eram de muito respeito, se queimaram e deu-se o entrevero. Peleia braba, seu. O correntino Golias, na voz de vamos, já se foi e degolou de um talho só o Noé e o velho Moisés. E já tava largando planchaço em cima do mulherio quando um piazito carretero, de seus dez ano e pico, chamado Davi, largou um bodocaço no meio da testa do infeliz que não teve nem graça. Foi me acudam e tou morto.

Aí a indiada toda se animou e degolaram os castelhano. Dois que tinham desrespeitado as prenda foram degolado com o lado cego do facão. Foi uma sanguera danada. Tanto que até hoje aquele capão é chamado de Mar Vermelho. Mas entonces foi nomeado delegado um ta de major Salomão. Homem de cabelo nas venta, o major Salomão. Nem les conto! Um dia o índio tava sesteando quando duas velha se bateram em cima dum guri de seus seis ano que tava vendendo pastel. O major Salomão, muito chegado ao piazito, passou a mão no facão e de um taio só cortou as velha em dois. Esse é o muito falado causo do Perjuízo de Salomão que contam por aí. Mas, por essas estimativas, o major Salomão, o que tinha de brabo tinha de mulherengo. Eta índio bueno, seu. Onde boleava a perna, já deixava filho feito. E como vivia boleando a perna, teve filho que Deus nos livre. E tudo com a cara dele, que era pra não havê discordância. Só que quando Deus nosso Senhor quer, até égua véia nega estribo.

Logo a filha das predileção do major Salomão, a tal de Maria Madalena, fugiu da estância e foi sê china de bolicho. Uma vergonhera pra família. Mas ela puxou a mãe, que era uma paraguaia meio gaudéria que nunca tomo jeito na vida. O pobre do major Salomão se matou-se de sentimento, com uma pistola Eclesiaste de dois cano. Mas, vejam como é a vida. Pois essa mesma Maria Madalena se casou-se três ano despois com um tal de coronel Ponciano Pilatos.

Foi ele que tirou ela da vida. Eu conheço uns três caso do mesmo feitio e nem um deles deu certo. Como dizia muito bem o finado meu pai, mulher quando toma mate em muita bomba, nunca mais se acostuma com uma só. Mas nesses contraproducente, até que houve uma contrapartida. O coronel Ponciano Pilatos e a Maria Madalena tiveram doze filho, os tal de aposto, que são muito conhecido pelas caridade que fizeram. Foi até na casa deles que Jesus Cristo churrasqueou com a cunhada de Maria Madalena, que despois foi santa muito afamada. A tal de Santa Ceia. Pois era uns tempo muito mal definido. Andava uma seca braba pelos campo. São José e a Virge Maria tinham perdido todo o gado e só tavam com uma mula branca no potrero, chamada Samaritana. Um rico animal, criado em casa, que só faltava falá. Pois tiveram que se desfazê do pobre.

E como as desgraça quando vem, já vem de braço dado, foi bem aí que estouraram as revolução. Os maragato, chefiado por uma tal de coronel Jordão, acamparam na entrada da Vila. Só não entraram porque tava lá um destacamento comandado pelo tenente Lazo, aquele mesmo que por duas vez foi dado por morto. Mas aí um cabo dos provisório, um tal de cabo Judas, se passou-se pros maragato e já se veio uns tal de Romano, que tavam numas várzeas, e ocuparam a Vila.

Nosso Senhor foi preso pra ser degolado por um preto muito forte e muito feio chamado Calvário. Pois vejam como é a vida. Esse mesmo preto Calvário, degolador muito mal afamado, era filho da velha Palestina, que tinha sido cozinheira da Virge Maria. Degolador é como cobra, desde pequeno já nasce ingrato. Mas entonces botaram Nosso Senhor na cadeia, junto com dois abigeatário, um tal de João Batista e o primo dele, Heródio dos Reis. Os dois tinham peleado por causo de uma baiana chamada Salomé e no entrevero balearam dois padre, monsenhor Caifás e o cônego Atanásio.

Mas aí veio uma força da Brigada, comandada pelo coronel Jesus Além, que era meio parente do homem por parte de mãe e com ele veio mais três corpo de provisório e se pegaram com os maragatos. Foi a peleia mais feia que se tem conhecimento. Foi quarenta dia e quarenta noite de bala e bala. Morreu três santo na luta: São Lucas, São João e São Marco. São Mateus ficou três mês morre não morre, mas teve umas atenuante a favor e salvou-se o índio. Nosso Senhor pegou três balaço, um em cada mão e um que varou os pé de lado a lado. Ainda levou mais um pontaço do mais velho dos Romanos, o César Romano, na altura das costela. Ferimento muito feio que Nosso Senhor curou tomando vinagre na sexta-feira da paixão. Mas aí, Nosso Senhor se desiludiu-se dos home, subiu na Cruz, disse adeus pros amigo e se mandou-se de volta pro céu. Mas deixou os dez mandamentos, que são cinco e que se pode muito bem acolherá em dois:

Não se mata home pelas costa,

Nem se cobiça mulher dos outro pela frente.

Um abraço do tamanho do Rio Grande!!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Os fakes e o que há por trás deles


Desde que a internet se popularizou os fakes existem. Inicialmente escondiam-se atrás de comentários maldosos em blogs e sites. Então, começaram a criar e-mails falsos (coisa facílima hoje em dia, já que os provedores gratuitos de e-mail não nos pedem nenhum dado oficial, como CPF ou RG) para enviar mensagens ofensivas a desafetos. Quando os blgos se popularizaram, e criar um ficou fácil até para uma criança de 6 anos, sua frente de ataque mudou: passaram a desferir seus golpes através de posts.

Com o Orkut não foi diferente. Muitas mudanças na privacidade do site de relacionamentos se devem a estas pessoas, os fakes, principalmente os spammers. Ou os hackers que deixavam links em comunidades para furtar dados de usuários, quando isto não era tão comum e muitos caíam (mas convenhamos, ainda caem).

E o Twitter entrou na onda. Na verdade, como uma rede de relacionamentos onde as pessoas criam contas com extrema facilidade, o terreno para os mesmos foi criado juntamente com a rede, como era de se imaginar

Há três tipos predominantes de fakes:

Fakes assumidos - são aqueles perfis como @samara7days @ocriador, entre outros, que foram criados explicitamente fakes (porque não se sabe quem posta dos mesmos) para proporcionar diversão e informação a seus seguidores. São realmente bons de seguir, geralmente não têm papas na língua, e podem chocar a alguns. Mas é uma situação anunciada.

Fakes Spammers - São fakes do tipo que antigamente chamávamos de "Britneys" que promovem spam de material pornográfico, links e sites, enchendo nossa TL de informação inútil e indesejada.

E, por fim, mas não melhores, muito pelo contrário, os mais odiosos:

Fakes ofensivos - São fakes criados por usuários do twitter,com o intuito de provocar desafetos, jogar "merda no ventilador" e dizer/fazer coisas que, de seu perfil original não têm coragem, mas que, por trás de uma fantasia, o fazem com facilidade.

Na minha opinião pessoal, é o pior tipo. São pessoas com claros problemas psiquiátricos e que não aceitam nenhum tipo de desafio por parte de outrem. Então, se utilizam destes meios para ofender, injuriar, amedrontar ou ridicularizar seus desafetos. Nada mais são do que
SOCIOPATAS.

Ok, mas o que é um sociopata? Procurei na net, li e reli os mais diversos artigos, e a melhor definição que encontrei foi a seguinte:

"A sociopatia pode ser definida como: “transtorno da personalidade anti-social” ou “transtorno da personalidade dissocial”.

Os sociopata caracterizam-se pelo seu egocentrismo, desprezo por todo género de leis, regras e obrigações, assim como pelo bem estar alheio.
Não se trata de nenhum tipo de atraso mental, na medida em que os indivíduos sociopatas apresentam um QI normal e até acima da média. Eis algumas característica da Sociopatia e dos traços que definem um sociopata:


Perfil do Sociopata

- Desprovidos de qualquer sentimento de remorso e de valores morais, recorrem da mentira, calúnia, insultos, sedução, intimidação, ameaças e violência, para verem satisfeitas as suas vontades.

- São incapazes de ser fieis, ou leais e muito menos de amar alguém, inclusivamente os filhos, colocando-os muitas vezes em risco.

- Não se compadecem pelo choro alheio. As manifestações emocionais das outras pessoas são-lhe completamente indiferentes. Se for preciso ainda agridem e humilham mais a pessoa que está em sofrimento, para que esta se cale, alegando precisar de silêncio.

- São covardes, porque “atacam” sobretudo aqueles que dificilmente poderão reagir às suas agressões. Tendem a culpar as suas vítimas dos seus actos mais insanos, chamando-lhes loucas, estúpidas e outras ofensas, sublinhando que são merecedoras de todo o sofrimento que lhes incute.

- Revelam uma necessidade doentia de manipular tudo e todos. Os ciúmes doentios são uma constante. Exigem controlo absoluto do dinheiro, horários, etc. Quando perdem o comando das situações, reagem violentamente, com ataques de fúria que se podem traduzir em agressões.

- Nos relacionamentos, (mesmo entre pais e filhos), perdem a calma com facilidade, passando rapidamente da serenidade para a gritaria, com acessos de grande raiva. Dão pontapés e murros nas paredes, mobílias, e, eventualmente nas pessoas que os rodeiam.

- Não sentem qualquer arrependimento dos actos que comentem, mas podem fingir na perfeição uma crise de remorsos, se entenderem que isso lhes pode trazer algum benefício pessoal.

- A incapacidade de cumprir horários e regras sociais, leva-os a optarem pelo trabalho por conta própria, de modo a assumirem sempre o comando das situações.

- Verifica-se uma baixa tolerância à frustração, reagindo às contrariedades como crianças birrentas.

- Os sociopatas são sedutores por excelência. A postura charmosa fá-los parecer afáveis. Este aspecto teatral da personalidade destes indivíduos torna-os de tal modo convincentes que poucos desconfiam do lado perverso e obscuro que os define.

- Socialmente são gentis, calmos, por norma bem vistos pela comunidade… muitos só se apercebem do seu lado perverso, momentos antes de morrerem nas mãos do sociopata."

FONTE: http://www.amar-ela.com/sociopatia."

Infelizmente os fakes estão aí pra ficar. Mas o que podemos fazer? O próprio Twitter, em seu artigo "Protecting your privacy and preventing cuberbullying & cyberharassment", ou, em tradução livre Protegendo sua privacidade e Prevenindo o Cyberbullying & Cyberperseguição, dá suas dicas. Rapidamente, alguns tópicos abordados:

  • Não compartilhe informações pessoais;
  • Proteja seus tweets (pode-se fazer isso indo em settings e "protect my tweets", então só quem você autorizar poderá ler suas postagens);
  • Se você estiver recebendo mensagens ofensivas de um fake, bloqueie o usuário, e reporte como spam (quanto mais pessoas fizerem isso, mais cedo o perfil será tirado do ar pela equipe do twitter);
  • Não contra-ataque o fake (ok, isso é extremamente difícil, mas ao menos evite ao máximo);
  • Você pode encontrar pessoas no Twitter, que você não gosta, ou que dizem coisas que você discorda ou mesmo ofensivas. Por favor, seja cortês, mesmo se os outros não forem.
Realmente, deparar-se com um fake é algo intimidador para alguns, engraçado para outros, e extremamente irritante para a maioria. São pessoas que precisam de ajuda. De ajuda psiquiátrica.

Caso sinta-se intimidado física e violentamente e receba ameaças sérias, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima e entre com uma queixa judicial, pois assim a equipe do Twitter poderá rastrear e encontrar o dono do perfil. Mas, como a maioria dos sites de relacionamentos, eles só o farão por via judicial, até mesmo para não correr o risco de obter dados injustamente.

Sim, é muito difícil manter o sangue frio diante de uma situação destas. Falo por mim, que já passei algumas vezes por isto. Geralmente as pessoas que criam fakes pra briguinha imbecil não são as mais espertas, e deixam IMENSAS pistas de quem são. Ou passam a seguir o perfil de seu fake, ou o fake vira "amiguinho" destas pessoas, elogia-as e põe em um pedestal e coisas obviamente burras e imbecis. Óbvio que não é regra. Mas quase sempre é fato. Eu digo que já me estressei algumas vezes com coisas do tipo. Mas ultimamente tenho tido uma idéia diferente do caso:

Se você é lembrado, é porque é importante o suficiente para que alguém não te esqueça.



Um abraço e fiquem ligados.


Denny

Sobre blocks, follows e unfollows






Há tempos estou querendo tocar neste assunto. Mas vou deixando pra depois, pois alguém pode se ofender, ou levar para o lado pessoal. Mas enfim, resolvi que opiniões particulares são direito de todos, e não posso agradar a todos sempre. Nem quero.

O Twitter foi criado tendo como sua ferramenta principal a interação. Você segue pessoas que você acha interessantes, as pessoas que te acham interessante te seguem e então fica aquela coisa gostosa rolando na TL. Trocas de links, impressões, comentários e um, chatzinho gostoso. Atire a primeira pedra quem nunca usou o twitter para aquela conversinha "êmiéssiênística" básica.

Pois bem. Acontece que, com o passar do tempo, a ânsia por followers foi tomando conta de vários usuários. Como uma corrida eleitoral por votos, onde quem tem mais sai ganhando. Onde um segue e o outro é obrigado a seguir.

Mas, peraí! Quando eu uso script para seguir em massa, eu estou assinando o atestado de que quero números. Querer novas amizades exige um certo selecionismo, a menos que você se envolva com qualquer um que aparecer na sua frente. Mas tudo bem, muitos usam scrip e sites de following em massa. Eu jamais liberaria minha senha por aí, mas ok, opção de cada um.

A questão é que o número de followers virou um vício. Virou uma chatice. E pior: agora muito acham que todos são obrigados a seguir de volta. Nós temos, segundo a Bíblia, o "livre-arbítrio", que nos possibilita escolher nossas ações. Mas, se você não acredita em Deus, tudo bem. Temos a constituição que prega a mesma coisa.

Onde está escrito que eu sou obrigada a seguir alguém de volta? Cadê a regra de ouro? NÃO "ECZISTE".

Eu, por exemplo, quando vejo o e-mail de notificação de um follower novo, vou até o perfil dele e, para seguir de volta, observo os seguintes critérios:

- Foto - Ter um avatar é imprescindível. Dificilmente sigo de volta quem não usa a própria foto no avatar. E não sigo crianças. Elas nem deveriam ter conta.

- Conteúdo - Eu sempre digo que não sigo gente feia. Mas a feiúra a que me refiro é a feiúra de espírito, de atitudes. Se vejo a pessoa fazendo SPAM, utilizando palavras grosseiras com outros, não sigo de volta. E perfis onde sites de followers tomam conta da timeline, não têm chance.

Simples. Não me sinto obrigada a seguir de volta pessoas que não irão me acrescentar em nada. Mas calma aí! Eu sigo de volta a grande maioria dos que me seguem. Não sou tão chata.

Mas defendo com unhas e dentes a liberdade de seguir de volta OU NÃO. Sou absolutamente contra anunciar unfollow citando o username de quem não segue de volta.

Você quer seguidores? Interaja, seja interessante. Eles virão naturalmente. Eu sigo várias pessoas que não me seguem de volta. Mas seu conteúdo e bom humor me interessam. Não me importa se me seguem ou não. Assim como, se eu achar que alguém está passando dos limites, dou unfollow sem dilemas de consciência.

Muitas pessoas assistem a estes episódios de anúncio de unfollows e não se incomodam. A tolerância varia de pessoa para pessoa. Não vou dizer que minha tolerância é zero. Mas sim, me incomoda.

Sou a favor de um twitter livre de atitudes de cerceamento da liberdade.


Beijos,

Denny